Um café no Metaverso: A Digitalização de um Negócio Físico

 

Tudo começou com uma ideia meio maluca. Sempre amei o universo do café – os aromas, as conversas ao redor de uma xícara, a energia de uma boa música preenchendo o ambiente. Quando abri minha cafeteria, aqui no bairro Batel, em Curitiba, tentei criar um reflexo disso. Um espaço pequeno, de 70m², mas cheio de alma.

Um dia, com o hype do Web3, Metaverso, blockchain e NFTs aflorando, pensei: e se eu pudesse levar essa experiência para esse lugar tão inexplorado? Foi aí que decidi limpar a agenda do fim de semana e criar uma versão virtual do meu café no metaverso.

 

Do Mundo Real Para o Virtual

A ideia era ousada, mas irresistível. A primeira coisa que fiz foi estudar as plataformas e encontrei bastante facilidade na Spatial, que permite criar espaços 3D interativos e gratuitos. Depois, mergulhei no Blender, um software de modelagem 3D, para recriar o ambiente da minha cafeteria com a maior fidelidade possível.

Foi como dar vida ao meu café novamente, mas agora em pixels. Reproduzi cada detalhe – desde as mesas e cadeiras até aquele cantinho especial onde ficam os pôsteres e as fotos e vídeos dos shows de jazz que já aconteceram na vida real por aqui.

Disponibilizo aqui algumas Imagens comparando o ambiente real, com o virtual:

Cafeteria – Metaverso (Spatial.io)
Cafeteria – Física

 

Quando terminei o modelo e publiquei no Spatial, algo mágico aconteceu: meu café passou a existir em duas realidades, uma física e outra digital. Divulguei em alguns grupos e algumas pessoas já começaram a entrar, usar o espaço, e comecei a receber contatos de outros empresários querendo ajuda para fazer o mesmo.

 

Outro momento interessante foi quando entraram em contato comigo, querendo divulgar uma nota no Exame Academy, uma grande newsletter. Foi incrível ter essa exposição. Segue na íntegra: 

Nota da Exame Academy – escrita por Guta Nascimento

 

O Que Você Encontra no Meu Café Virtual

Ao entrar no espaço virtual, você pode:

  • Explorar o ambiente e conferir o cardápio: Assim como na loja física, os detalhes convidam você a relaxar e aproveitar.
  • Visitar uma mini-galeria de NFTs: Escolhi obras que gosto, em especial uma que têm tudo a ver com o universo do café, como a coleção “Bear Coffee Club”. 
  • Reviver os shows de jazz: Na galeria, você encontra pôsteres e vídeos de apresentações incríveis que marcaram nossa história.

Considerações Finais

Cada passo dessa jornada tem sido um aprendizado – e, mais do que tudo, uma forma de continuar fazendo o que amo: criar conexões através do café.

Quanto à real utilização e impacto de Marketing no negócio, olha, vou ser sincero. Difícil medir, e acredito que não seja tão significativo. Mas sem dúvidas, foi um projeto divertido de fazer num final de semana! Ficou curioso? Acesse aqui ou veja diretamente pelo link integrado do Spatial.io abaixo! Me conta o que achou depois de visitar, vou adorar saber! ☕